sexta-feira, 10 de junho de 2016

História da semana #136 - Reencontro (parte 3)

O quinteto maravilha! Era assim que eles se chamavam quando adolescentes. Cinco jovens que percorreram toda a Galileia em busca das mais diversas aventuras e descobertas. Mas na história da vida sempre chega o momento de parar e eles pararam. Cada um foi para um lado. Cinco destinos diferentes que se destinavam a reunir-se mais uma vez e com um único propósito: Jesus. Ninguém sabia ao certo o que esperar do novo rabi que surgia na região, mas ele tinha algo diferente e um acontecimento inesperado vai forçar o reencontro dos cinco para buscar o Messias. Nessa semana, o grupo se completa e eles partem em busca de um milagre messiânico para salvar um membro do grupo.

O sol estava forte naquele meio de tarde. Íamos em um grupo de cinco até a parte mais pobre de Cafarnaum. Não podemos deixar em branco que havíamos passado por uma multidão que seguia Jesus no meio do caminho. Isso nos tirou um bom tempo. Jacó e Joseph insistiram e concordamos em seguir Jesus por um tempo e ver seus milagres e pregações. No fim de tarde, entretanto, nos detivemos a ir logo ao endereço fornecido pelo dono da taverna. Seria ali mesmo que Oséias estava? Nos apressamos. Não sou rico e nem tenho preconceito com pobres, mas confesso que fiquei preocupado em andar por aquelas bandas naquela hora. Logo anoiteceria e estávamos dados a sorte naquela região. Por isso, antes que chegássemos ao local, insisti que Jacó e as duas mulheres do grupo ficassem em casa de um conhecido meu da região, pois seria perigoso demais continuar. Eu mesmo estava morrendo de medo, mas preferi continuar. Rute e Jacó, prudentes como eram e sabendo do risco que corriam por serem os que andavam mais bem vestidos, acataram o convite e ficaram com meu amigo. Ana, porém, sentia uma vontade enorme de rever seu marido, fossem quais fossem as condições. Insistiu tanto que a deixamos vir conosco. Já era noite, chegamos ao endereço. Cheirava mal, havia casas caindo aos pedaços na vizinhança e um conjunto de pessoas de índole duvidosa andava pelas ruas. Joseph, que sempre fora o mais corajoso, tomou a frente e bateu na porta. Ficamos um minuto parados sem resposta, até que uma voz adolescente gritou lá de dentro: "Já vai!"
Ao entrarmos, vimos a situação calamitosa do local. Quase não haviam móveis e ratos andavam pelos cantos. Num cômodo separado, estava Oseias. Se não fosse o garoto nos anunciar quem era o infeliz, nem teríamos o reconhecido. Estava deitado. Seu rosto parecia uns dez anos mais velho do que realmente era. A barba e o cabelo desgrenhado pioravam a situação. O corpo era tão magro que nem lembrava o esbelto Oseias da nossa juventude. Joseph e eu ficamos receosos em continuar, mas Ana correu em prantos para perto de seu amor. Para ela não importava mais o passado, mas agora pensava no futuro. Deixamos os dois a sós. Oseias mal conseguia falar, mas a presença de Ana era reconfortante para ele. Na sala, o garoto falou mais para nós. Ele era filho de uma meretriz e fora abandonado bem jovem. Se criou nas ruas e ganhava a vida ajudando o dono da taverna. Certo dia, Oseias sofreu um acidente e ficou paralítico. O menino o acolheu. Isso já fazia mais de um ano. Além da paralisia, Oseias também sofria de doenças decorrentes do vício em bebidas alcoólicas e da má higienização do local onde morava. Era precário, mas era o que o menino podia oferecer. Pra você que está se perguntando sobre a idade do jovem, ele devia ter uns 15 anos e se chamava Moisés, como  o libertador de nosso povo. Segundo ele, Oseias não tinha mais muito tempo de vida se não fosse levado a um médico rápido, mas o que ele podia fazer?
- E Jesus? Não poderia curá-lo? - perguntei.
- Poderia, mas ele não vem muito para cá. E se viesse, como eu levaria um paralítico as portas da morte até ele? Todos os dias vou ver Jesus e conforto Oseias com suas palavras. É o que posso fazer pelo homem. - respondeu o garoto.
Naquela noite, nós três saímos dali tristes. Chegamos em casa já tarde. Expus a situação de nosso amigo a Rute e Jacó. Eles queriam vê-lo antes que fosse tarde.

No outro dia, logo cedo, saímos os cinco até a casa de Oseias. No caminho, passamos pela casa de Tarso, um homem rico da cidade. Pessoas se aglomeravam lá. Perguntei a alguém o que ocorreria e eles disseram que Jesus falaria ali naquela manhã. Naquele momento, a ideia brotou na cabeça dos cinco ao mesmo tempo: "Podemos trazer Oseias até Jesus!"
Corremos até a casa. Moisés se preparava para ir ao mercado quando chegamos. Pegamos uma maca e colocamos Oseias nela. Tínhamos de ser rápidos. Eu, Jacó, Joseph e Moisés pegamos a maca e mandamos as moças irem a frente abrindo caminho.
Ao chegarmos a residência de Tarso, estava tudo cheio. A rua estava lotada. Ana e Rute nos esperavam.
- Não há como entrar lá! - disseram - O único jeito seria se fôssemos por cima. - disseram em tom sarcástico.
- Espere! - gritou o garoto - você está certa. Rápido, precisamos de cordas, uma escada algo para quebrar o teto!
A ideia era absurda, mas podia dar certo. Corremos pela vizinhança e conseguimos os itens. Com a ajuda das mulheres, subimos a maca para cima da casa. Quem estava fora percebeu nosso plano, mas as pessoas de dentro da casa nem imaginavam algo. Lá dentro, Jesus falava. Vários fariseus estavam ali para contestar Jesus. De repente, o teto começou a abrir-se e pedaços dele caíram no colo de Jesus, A luz do sol invadiu o recinto. Todos pararam e olharam para cima. A maca de Oseias desceu vagarosamente. Lá embaixo, os fariseus torceram o nariz. Jesus porém, olhou para cima, sorriu para nós e olhou novamente para o paralítico. Nesse momento Ana e Rute, que cortaram caminho pela multidão, chegaram para ver a cena lá de dentro.
- Seus pecados estão perdoados. - disse Jesus a Oseias.
O corpo dele pareceu relaxar. No fundo, o que Oseias mais ansiava era o perdão por seus atos, não a cura física.
Os fariseus se olharam. Um burburinho começou lá dentro. Como podia Jesus ter a autoridade de perdoar pecados? Jesus olhou fixamente para todos.
- Acham que não posso perdoar pecados? Por que pensam coisas tão ruins em seu íntimo? - disse Jesus, como se lê-se as mentes das pessoas - É mais fácil dizer a esse homem que seus pecados foram perdoados ou que ele levante-se e ande normalmente? - todos ficaram quietos - Para que todos saibam que tenho a autoridade de perdoar pecados eu lhe digo meu jovem: Levante-se e anda!

Ficamos espantados! Oseias deu um salto. Sua face envelhecida pareceu rejuvenescer. Abraçou Ana aos prantos e saímos todos dali.

Hoje, o quinteto maravilha tem mais membros. Nos vemos periodicamente. Ana e Oseias voltaram a morar juntos e começaram uma nova vida. Rute e Jacó voltaram para Jerusalém e levaram junto a Moisés, como afilhado. Eu continuo tocando minha vida como pescador, mas agora com um diferencial: eu sigo a Jesus. O rabi, que hoje tenho certeza que é o Messias, trouxe um novo rumo para todos nós. Ele mudou minha vida para melhor, deixe-o fazer o mesmo contigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário